segunda-feira, 9 de junho de 2014

Maternal III

           Na sequência didática: "explorando espaços" a etapa prevista era a brincadeira "esconde-esconde".  A educadora explicou na sala como seria a brincadeira: uma criança iria contar até 10 e enquanto isso as demais se esconderiam no espaço externo do CMEI, aquele que contou procura os demais que vão ajudando, até todos serem encontrados. Assim que começou a brincadeira, uma criança correu para o túnel que fica no pátio e todos o seguiram, aquele que contou os encontrou rapidamente pelo barulho causado pela euforia, então todos correram até o "pique" e várias crianças pediram para contar. A próxima criança foi escolhida pelo "unidunitê..." e enquanto contava todas correram para o túnel novamente.... quando terminou de contar, já sabia onde todos estavam escondidos e correu até lá, se abaixou para olhá-los e assim que perceberam correram novamente para o "pique" eufóricos, a maioria pedia para ser o próximo a contar e novamente encontrá-los no túnel.... o que se repetiu pelo menos até que todos contassem com a mesma alegria e diversão.
          Sabemos que de acordo com as "regras" do esconde-esconde, eles deveriam esconder-se num lugar mais difícil, distante um do outro, quietinhos para não serem descobertos pelo barulho e até foram dadas algumas dicas, que foram completamente ignoradas, o que não comprometeu que a nova organização da brincadeira garantisse a diversão de todos.






Equipe MIII

 * Reorganizamos o canto da Leitura e deixamos mais agradável e aconchegante com almofadas, estante e cortinas. Percebemos que as crianças estão passando mais tempo no canto da leitura.







* A educadora encontrou e levou para a sala um "bicho cabeludo", foi muito curioso para as crianças e todos quiseram ver. Perguntaram o que era e aproveitamos para  passar informações para as crianças do que era uma lagarta e o processo em que viraria uma borboleta. Foi feito um ambiente favorável para a lagarta  com galhos e folhas. Diariamente é mostrado para as crianças e elas fazem seus relatos. Estão ansiosos para saber quando ela virará uma borboleta. 
Fizemos também desenhos de observação da lagarta e só se fala nisso. No outro dia, Eduarda encontrou outra lagarta que estava morta, ficou decepcionada porque queria colocar junto com a outra "amiga lagarta". Continuaremos observando....!







 MIII =)


Nenhum comentário: