segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SEQUENCIA DIDATICA: CONTANDO ATRAVES DOS TEMPOS

SEQUENCIA DIDÁTICA
ELABORAÇÃO: CÉLIA E EDELVIRA


ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: PENSAMENTO LOGICO MATEMÁTICO
DURAÇÃO: 2 VEZES POR SEMANA ( ABRIL E  MAIO)
TURMA: PRÉ
ANO: 2011

OBJETIVO GERAL
Ampliar relações quantitativas, desenvolvendo gradativamente o conceito de numero e o pensamento operativo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Fazer uso dos objetos do seu cotidiano (telefone, calculadora, relógio, etc), em brincadeiras de faz de conta, demonstrando conhecimento de sua função social.
  • Identificar/conhecer em que contextos os números são utilizados.
  • Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais, menos ou outras.
  • Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa, cores, utilizando o software Kidsmart.
 1ª ETAPA
As crianças sentadas no tatame em frente ao computador, onde a professora contou a história de como sugiram os números, e como os homens faziam suas contagens nos tempos das cavernas, até o surgimento dos símbolos que usamos atualmente. Utilizamos o Kidsmart para apresentar as ilustrações e figuras da história dos numerais. 









Ainda na primeira etapa, as crianças utilizando o software Kidsmart “Casa da matemática da Millie, o jogo: Qual é o numero”, e em dupla realizarão o jogo. A professora fez intervenções no sentido de esclarecer dúvidas e de questionamentos a respeito dos números apresentados.




   2ª ETAPA
Identificamos em que situações os números são utilizados na sociedade. Propor que as crianças procurem na sala de aula, e fora da sala de aula, onde podemos encontrar os números. Fora da sala, encontraremos o número de identificação do CMEI. Na secretaria encontramos números no calendário, no telefone, no teclado do Computador, nas planilhas, na agenda de telefone, código de barras de objetos e produtos diversos, preços em folders de lojas e supermercados. As crianças encontraram os números em seus sapatos, etiquetas de roupas. Voltamos para a sala de aula fizemos uma lista, sendo a professora a escriba. 


                        
Na segunda etapa, as crianças utilizando o software Kidsmart “A Casa da Matemática da Millie, jogos: A máquina de números e pequenos, médio e grande, e em dupla realizaram o jogo. A professora fez intervenções no sentido de esclarecer dúvidas e questionamentos relacionados aos calçados deles e o conceito de pequeno, médio e grande.



3ª ETAPA
Realizar um texto com destino escrito, onde as crianças contarão a historia dos números e a professora será a escriba. 




4ª ETAPA
Digitar o texto sobre a história dos números no computador, imprimir para que as crianças ilustrem a história, fazendo um livro sobre o surgimento dos numerais. Reunir as crianças para a leitura e manuseio do livro, verificando os conhecimentos adquiridos durante o processo.

5ª ETAPA
Pesquisa em livros, jornais, revistas e folders de propaganda, onde podemos encontrar os números, recortar e construir um cartaz. Depois brincar nos cantos, usando dinheiro, tabela com preços, etc.


6ª ETAPA
Construir o quadro dos numerais de 1 (um) a 10 (dez) para fixar na sala de aula. Onde as crianças, depois de contagem com tampinhas, deverão escolher um numeral para representar com desenhos a quantidade referente.









7ª ETAPA: Nessa última etapa, utilizamos o software Kidsmart “A Casa da Matemática da Millie, jogos: Fabrica de Biscoitos e vamos construir um bichinho, em dupla as crianças realizaram o jogo. A professora fez intervenções no sentido de esclarecer dúvidas e questionamentos relacionados aos calçados deles e o conceito de pequeno, médio e grande.

AVALIAÇÃO

Com essa sequência didática as crianças puderam perceber a importância dos números no nosso cotidiano, e que estão em todos os lugares, e são utilizados a todo o momento na sociedade. Através da história dos números as crianças perceberam que podemos usar desenhos ou materiais concretos, como pedrinha, tampinhas, os dedos das mãos, para representar quantidades. E também que os símbolos que usamos atualmente têm toda uma história. Através do faz de contas (nos cantos de brincar) utilizamos a calculadora o telefone, e até mesmo o relógio, para vivenciar situações reais. Pelo software do Kidsmart,  propomos situações envolvendo os jogos: Qual é o numero, A máquina dos números pequenos, médio e grande, Fabrica de Biscoitos e vamos construir um bichinho, onde realizaram contagem, pareamento, através dos jogos propostos.

Referencias bibliográficas:
Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, 2008.
http://www.google.com.br/blogspot.com/conhecendo-historia-dos/numeros.



Um comentário:

Anônimo disse...

gostei do seu trabalho, continue realizando esse encantamento que é ensinar, parabéns pelo trabalho.